Nova exibição de gala termina em goleada: Portugal vence Venezuela (10-1)

futsal - portugal

Mais uma vez o público respondeu à chamada, quase lotando os 4 mil lugares das bancadas do Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. E uma vez mais a Selecção Nacional Feminina retribuiu o apoio com uma exibição de gala, perante uma Venezuela atrevida, mas incapaz de travar a máquina bem oleada sob o comando de Jorge Braz.

Portugal goleou, por 10-1, mas ficaram muito mais golos por marcar devido à ineficácia das jogadoras lusas, havendo esse reparo a fazer para futuros jogos.


Entrar a ganhar

O jogo começou praticamente com o golo inaugural, apontado por Sofia Vieira, através de um remate rasteiro, dando a melhor sequência a um bom trabalho individual de Mélissa. Portugal estava por cima e materializou o seu domínio em novo golo, aos 5′. Melissa isolou-se mas foi derrubada pela guarda-redes, Emily Brito, que viu o cartão amarelo. Na sequência do livre, a bola sobrou para Maria Martins que foi feliz, uma vez que o esférico desviou numa defensora contrária antes de entrar na baliza.

A Venezuela era uma equipa menos organizada mas mais atrevida que o Japão, adversário de Portugal na véspera, e isso permitia à Equipa das Quinas encontrar maiores facilidades para entrar no último reduto venezuelano. Daniela Ferreira esteve perto do Golo mas acertou no poste. Mais eficácia revelou a capitã Rita Martins que apareceu no interior da área a desviar a bola para o terceiro golo.

Portugal carregava e Maria Martins podia ter acrescentado mais um golo à sua conta pessoal, só que permitiu a defesa de Emily Brito na marcação de um livre de 10 metros. Daniela Vieira também desperdiçou uma ocasião soberana com a baliza aberta, cabeceando por cima. Até que, aos 15′, Juliana, que não tinha sido muito feliz na véspera, aproveitou o espaço concedido para marcar. Os adeptos portugueses mal tiveram tempo para se sentar, uma vez que, logo de seguida, Ana Azevedo fez o 5-0, com um remate de pé esquerdo.


Desperdício luso e «raiva» de Juliana

Na segunda metade, houve mais do mesmo, com Portugal a desperdiçar golos em série. O festival de golos perdidos começou logo no primeiro minuto, com Rita Martins a picar a bola sobre a guarda-redes, fazendo-a passar ligeiramente ao lado. Pouco depois, a Venezuela deu um ar da sua graça, com Duque a obrigar Natalina a grande defesa, ela que havia entrado ao intervalo para o lugar da hoje titular Daniela Ribeiro.

O público luso não estava saciado e já desesperava com o desperdício da sua equipa. Daniela Ferreira, Melissa, Juliana e Rita falharam golos incríveis. Até que, aos 27′ uma finalização de raiva de Juliana proporcionou o 6-0 a Portugal. No minuto seguinte, Sofia Vieira ofereceu de bandeja para Maria Martins fazer o mais fácil que era empurrar para a baliza deserta, ela que logo a seguir ia marcando o golo da noite, mas o seu chapéu embateu na parte superior da barra.

A Venezuela voltou a atingir as 5 faltas muito cedo. Trata-se uma Selecção muito jovem que revelou algum descontrolo emocional e foi penalizada por isso. Ana Azevedo, assistida por Juliana Sousa, concluiu com êxito uma excelente triangulação do ataque luso. Na resposta, a Venezuela alcançou o seu tento de honra, num bom gesto técnico de Nayre Gonzalez que «borrou» a pintura ao portar-se mal nos festejos, provocando o público.


Maria Martins completou o seu «hattrick»

Até final, houve tempo para mais dois golos de Portugal. Aos 38′, Sara Fatia converteu de forma superior um livre de 10 metros. E no último minuto, Sofia Vieira e Maria Martins provaram uma vez mais fazer uma boa parceria, com a segunda a completar o seu «hattrick», fechando as contas da partida.

Esta quarta-feira, Portugal defronta o Brasil, pelas 19h30, em Oliveira de Azeméis, naquele que é o primeiro grande teste às capacidades lusas.

A dupla de árbitros, constituída pelo malaio Samsudin Bin Ibrahim e pelo costarriquenho Jeisson Peñaloza pecou por ter sido demasiado permissiva no aspecto disciplinar. Um pouco de mais rigor e a venezuelana Ana Lujan não teria chegado ao final do jogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s