Bicampeãs mundiais impõem primeira derrota a Portugal

Por vs Bra

Num extraordinário jogo de Futsal Feminino, com uma moldura humana impressionante – estiveram presentes no Pavilhão Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis), cerca de três mil pessoas – o Brasil derrotou Portugal, por 3-2. Este resultado permite à selecção «canarinha» praticamente garantir desde já o primeiro lugar no Grupo A do III Torneio Mundial de Futsal Feminino. Portugal deverá assegurar amanhã, diante do Irão, o segundo posto que dá acesso às meias-finais da competição.

A Selecção Nacional voltou a rubricar uma excelente exibição perante a mais categorizada selecção mundial, acabando por perder, não só nos pormenores, como também devido ao enorme talento individual e colectivo do Brasil.


Portugal marcou cedo

O jogo começou praticamente com uma oportunidade para o conjunto orientado por Marcos Sorato, com Juliana a aproveitar uma defesa incompleta de Ana Catarina para, na recarga, fazer a bola passar muito perto do poste direito português. Na resposta, e numa altura em que o público começou a puxar pela Selecção Nacional, Inês Fernandes fez um passe picado para o interior da área onde apareceu Melissa a desviar para o golo inaugural, provocando uma enorme explosão de alegria nas bancadas.

Em desvantagem, o Brasil pressionou muito, mas Portugal nunca se desposicionou defensivamente, mantendo um bloco sólido capaz de travar as iniciativas ofensivas do adversário. E quando não era o quarteto de campo a resolver as investidas brasileiras, surgia a guarda-redes Ana Catarina em bom plano.


Lucileia esquecida para o empate

A vantagem lusa durou até aos 17′, altura em que Vanessa descobriu Lucileia solta atrás da última linha defensiva de Portugal, com a camisola 10 brasileira a contornar Ana Catarina e atirar para a baliza deserta. Este golo foi um duro castigo para ineficácia da Selecção Nacional que, segundos antes desperdiçou duas boas situações de golo, por intermédio de Ana Azevedo e Sofia Vieira.


Equilíbrio até ao segundo golo do Brasil

Na etapa complementar, o equilíbrio manteve-se com Portugal a ser a primeira equipa a criar perigo, primeiro por Inês Fernandes que, solta de marcação, perdeu ângulo e atirou para defesa de Joziane, e depois, por Pisko que fez a bola rasar o poste com um potente remate de pé esquerdo. Respondeu o Brasil com Marcela a obrigar Ana Catarina a grande defesa. Na sequência do canto, Lucileia acertou na barra. As oportunidades iam surgindo nas duas balizas e Portugal poderia ter chegado de novo à vantagem numa transição ofensiva, de 3×2, conduzida por Ana Azevedo com esta a ofereceu o golo a Melissa que Vanessa negou com intervenção corajosa.

Até que, aos 28′, Lucileia pressionou e recuperou a bola, oferecendo o golo a Marcela para esta bater Ana Catarina pela segunda vez, fazendo o esférico passar por entre as pernas da guarda-redes portuguesa. Estava feita a reviravolta no marcador.

Portugal acusou o golo, não conseguindo por largos minutos sair da pressão exercida pelo Brasil, selecção foi sempre mais perigosa neste período, ameaçando por diversas vezes o golo que viria a surgir, aos 33′, através de uma situação de 2×2, com Marcela a trabalhar sobre a ala esquerda, antes de descobrir Juliana solta no segundo poste para o desvio fatal.


5×4 ainda deu para reduzir

A Equipa das Quinas precisava de reagir rapidamente mas não dava sinais de poder ultrapassar a bem organizada equipa brasileira. Só a pouco mais de um minuto do final, quando Jorge Braz decidiu apostar em Pisko como guarda-redes volante no 5×4, é que o conjunto luso conseguiu voltar a entrar na discussão do resultado. Rita Martins reduziu a 39 segundo do fim, através de um remate perto da linha de fundo, com a bola a desviar numa brasileira antes de entrar. Logo de seguida, Pisko ia empatando, mas o seu potente remate saiu muito perto da barra, gorando-se a última oportunidade de Portugal.

Arbitragem em bom plano da dupla constituída por Oleg Ivanov (Ucrânia) e Francisco Miguel Peña (Espanha).

Comentário: “André Borges”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s