Entrevista a Paulo Castro Capitão da Équipa de Futsal da Balantuna

Caros sócios e simpatizantes, neste início de 2014 gostaríamos que ficassem a conhecer melhor quem faz parte do nosso projeto, como tal, passaremos a disponibilizar uma série de entrevistas aos nossos jogadores, sendo que o nosso capitão será o primeiro na lista. Como tal, segue uma pequena conversa com o Paulo: 

IMG_3216Nome completo?

Paulo Alexandre Ferreira de Castro

Idade?

36

Posição?

Guarda-Redes

Clubes que representou?

G.D.C. Amor e Luz Futsal- Infantis e Iniciados

S.C Rio Tinto Fut.11-Juvenis, Juniores e Sénior na 3ª nacional

G.D.C Águias Montes da Costa- 2 anos e meio

N.D.B. Bom Pastor- 3 anos na 3ª nacional

S. Pedro de Fins- 1 ano na 3ª nacional

G.D.C.B. Dramático Rio Tinto- 2 anos

Águias da Areosa- 2 anos

G.D.C Vermoim- 3 anos

Sache- 2 anos

Na Balantuna desde 2012

Época mais marcante e porquê?

Todas elas foram marcantes ao longo da minha vida, a nível de aprendizagem, crescimento, amizade, cultura, desilusão, nostalgia, adrenalina, organização, profissionalismo, convívio, etc…. O que sou hoje a nível pessoal, profissional e desportivo, devo muito a todos estes anos.

Tendo sido um dos que iniciou o projeto Balantuna, qual a ideia inicial que tinhas, e qual é a tua visão da Balantuna passado ano e meio de existência?

É um ORGULHO enorme para mim representar a Balantuna desde o primeiro dia. Nos dias de hoje, não é fácil construir, organizar ou suportar um clube. Mesmo sabendo que em todos os finais de época, muitos clubes acabam por extinguir devido a problemas financeiros, mesmo assim e devido a uma forte estrutura, a Balantuna a meu ver, sem receios, com diretores jovens empenhados, rigorosos e com objetivos bem traçados, vão cumprindo seus objetivos. A grandeza a meu ver, não é prometer prémios aos jogadores, mas sim com condições de treino, jogo, etc… Para quem começou sem nada ou quase, neste momento temos fatos treino, mochilas, bolas oficiais para todos os jogadores, equipamentos novos para jogo e treino, isto sim demonstra crescimento. A Balantuna está em crescendo desde o primeiro dia, sempre tive a ideia de humildade, ambição, compromisso, responsabilidade e atitude. Nesse sentido tenho a certeza de que vai continuar a crescer.

Quais as maiores diferenças que notaste do ano passado para este ano?

Acho que já respondi na pergunta anterior, mas posso acrescentar, que neste momento em relação ao ano passado estamos com um plantel com mais qualidade e quantidade, temos mais apoio a nível de direção, com o Santos e o Ismael, temos um campeonato muito mais competitivo e mais condições para a prática da modalidade.

Como achas que está a correr a época?

Foi um início de época atípico, sem pavilhão para treinar, jogadores a abandonar, os resultados teimavam em não aparecer, o falecimento da mãe do nosso mister, 12º na tabela classificativa e mesmo assim nos mantivemos unidos, humildes, confiantes e empenhados em dar a volta. Não sei como vai acabar, mas neste momento estamos nos cinco primeiros e vamos continuar a lutar. Temos um grupo fantástico e que muito me orgulho em fazer parte.

O que pensas que nos aguarda até ao fim do campeonato?

O que nos espera é adversários mais cautelosos, já repararam no nosso real valor, por isso vai ser mais complicado. Vamos manter este espírito guerreiro e lutar jogo a jogo pelos três pontos, que é esse o nosso objetivo.

Sendo um dos capitães, sentes mais responsabilidade dentro do grupo?

Claro que sim, é de obrigação de um capitão zelar pelo grupo, ser o elo de ligação com o treinador e direção, tentar corresponder com os objetivos propostos. Ter o grupo do meu lado e sentir o respeito dos jogadores, esta responsabilidade também me motiva, um dos meus objetivos, é ter um balneário coeso, espero ter sucesso.

É uma honra para mim ser o capitão da BALANTUNA

O que pensas do teu futuro no futsal e da Balantuna?

O meu futuro como jogador de futsal não será longo, visto estar no fim da carreira, mas enquanto possuir força e sentir que sou útil como jogador, lutarei sempre como tenho lutado desde o primeiro dia na Balantuna. Depois quem sabe abraçar um projeto de treinador de guarda-redes, visto não ser fácil largar esta modalidade.

Desejos para 2014?

Os meus desejos desportivos são os mesmos que todos os jogadores, ser campeão, subir de divisão, não ter lesões e ganhar sempre. Espero que a Balantuna tenha sucesso a todos os níveis e que usufrua de muitos anos existência e êxitos.A todos os jogadores, diretores e treinador, desejo uma longa carreira repleta de sucesso

Algum comentário a fazer?

Vou aproveitar esta oportunidade para te agradecer a ti Hugo por esta oportunidade de poder desabafar e de me dar a conhecer um pouco mais. Queria também salientar a importância que tiveram os meus amigos em me convencerem a continuar a jogar, principalmente o meu “sócio” André Ferreira com quem eu jogo à mais tempo junto, ao mister Felício França por me ter convidado e acreditado no meu valor após eu ter estado sem jogar durante uma época devido a uma cirurgia ao joelho. Obrigado a todos aqueles que eu convidei em representar a Balantuna e que nunca me dececionaram, Márcio, André Pinto e João. Além de bons jogadores são grandes homens e amigos. Ao mister José Carlos Alves por ter estado comigo no momento mais difícil da minha carreira, onde contei com o seu apoio, amizade e incentivo para a minha recuperação. Á direção da Balantuna, principalmente ao Nuno e Hugo pelo magnífico trabalho realizado e pela confiança em mim. Por último, mas não menos importante, a minha cara-metade que de tudo faz para que nada me falte e me faz acreditar que tudo é possível mesmo com 36 anos. Ao longo de todo este tempo juntos sempre do meu lado a auxiliar, a cuidar de mim, sem dúvida que sem ela tudo era mais complexo…..OBRIGADO

Entrevistado por “Hugo Tavares”

Foto de “Miguel Oliveira”

Deixe uma Resposta

